sábado, 5 de abril de 2008

Semelhanças Brasil - Germânicas


Parceirias ou duplas podem ser excelentes projetos na música. A dupla Sandy & Júnior que o diga. Mas sucesso nem sempre significa eterno, então os irmãos mais queridinhos do Brasil se separaram, o que não vem ao caso discutir o porquê da separação, mas independente disso, foi uma dupla de mais de 10 anos, então dizer que não deu certo seria mentira.

Por que essa discussão na Geile Musik? Primeiro porque o comentário do Bruno Monin me fez pensar o quanto a capa do CD Identidade (2003) da dupla brasileira é semelhante a capa do single Stolen, da banda californiana Dashboard Confessional e dos alemães de Juli. Acabei me espantando porque eu sabia que a capa do single me dava alguns acessos de déjà vu. Mas levando em conta que isso seja uma mera coincidência, o que me chamou ainda mais a atenção é que a foto da metade do rosto de uma pessoa é um recurso muito comercial e interessante às capas dos álbuns, principalmente quando se trata de uma dupla de músicos.

Na capa do CD de Sandy & Júnior, nada muito surpreendente porque é uma dupla, a metade de cada rosto não traz somente a idéia do nome do álbum (Identidade), mas como os dois são complementares (a voz de Sandy e o guitarrista-baterista Júnior). Já na de Dashboard Confessional & Juli, só aparecem os vocalistas das respectivas bandas. Seria porque a voz de Chris Carrabba e Eva Briegel são muito complementares? Talvez. Mas por que não aparecem todos os integrantes, eles não seriam perfeitamente 'complementares'? Lógico que seria muita gente para uma capa só (hahaha), mas se repararmos, ambos tocam pop rock - as diferenças são poucas: uma banda canta em inglês e a outra, na maioria das vezes, em alemão. A banda californiana tem apenas um ano a mais de estrada que os alemães.

É lógico que vocalistas são os destaques, pois a voz comanda (e muito) o andamento de uma banda. A voz é um recurso tão traiçoeiro que o público pode não entender muito ou nada de técnicas musicais, mas sabe perfeitamente avaliar se a banda tem ou não um cantor bom, porque a voz é um instrumento anatômico.

Voltando ao assunto das parcerias, é importante saber que até uma foto de divulgação é bastante marcante. Mesmo que as semelhanças sejam muito parecidas com outras capas de álbuns de bandas diferentes, como no caso da capa do single Stolen, nem sempre o importante é a originalidade - muito pelo contrário, o óbvio, muitas vezes, vende muito mais e, acima de tudo, fortalece a parceria.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Banda da Semana: Juli

Foto: Juli.de

Já é Julho no Geile Musik - pelo menos na segunda semana de atividades no blog! O destaque vai para o melodioso pop rock de Eva Briegel (vocais), Simon Triebel (guitarra - solo), Marcel Römel (bateria), Andreas Herde (baixo) e Jonas Pfetzing (guitarra - base). A banda trata sobre situações do cotidiano, principalmente sobre aqueles dias em que acordamos com o pé esquerdo, mas só pelo fato de aprender e usufruir de tudo que a vida proporciona é o ponto positivo que Juli passa em suas letras.

Juli (lê - se iuli) significa Julho, o mês que começa o verão na Alemanha e em toda a Europa - a banda, então, traz a metáfora dos bons momentos nesta época.

O som da banda é ideal para quem quer começar a ouvir músicas em alemão, pois em muitos momentos parece que Eva Briegel canta em inglês - seu timbre de voz é muito bonito e sem exageros. A banda lançou seu primeiro álbum (Es ist Juli) em 2004, que conta com grandes hits como Geile Zeit, Perfekte Welle, November, Warum e Wenn du Lachst (sendo as duas primeiras músicas as mais conhecidas da banda). O segundo álbum da banda, Ein Neuer Tag, lançado em 2006, traz sucessos como Dieses Leben, Ein Neuer Tag e Wir Beide. As bandas de influência de Juli são todas as bandas de pop e rock populares, como Coldplay, Foo Fighters, Muse e The Cardigans.

Apesar de fazer dois anos que os integrantes não gravam um novo CD, Juli está tentando conquistar o concorrido mercado norte - americano: em 2007, os alemães e a banda Dashboard Confessional gravaram uma versão para a música Stolen, do álbum Dusk and Summer da banda californiana.

Perfekte Welle

Dieses Leben






Stolen (Eva Briegel e Christopher Carrabba)